-
Arquitetos: HabitArt Architecture Studio
- Área: 2322 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Shamanth Patil J
-
Fabricantes: Hindware, Imago world AGB, Jaquar, Rave Global Tiles, WinDoors Tech
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Nacional de Negócios é uma instituição de ensino superior que oferece cursos de graduação e pós-graduação em administração de empresas. Impulsionada por uma pedagogia colaborativa e holística, a NSB se estabeleceu como uma das mais renomadas escolas de negócios de Bangalore. Em resposta ao seu rápido crescimento, a instituição concebeu um novo centro acadêmico adjacente ao seu campus existente. Trabalhando com o conselho de diretores da instituição, desenvolvemos uma visão para esse novo bloco: uma forma única e marcante que atualizaria a identidade da instituição e exemplificaria seu ethos centrado na comunidade, ao mesmo tempo em que atende aos requisitos programáticos.
A natureza do projeto apresentou uma série de desafios-chave: O primeiro foi o prazo limitado. Para apresentar uma configuração funcional o mais rápido possível, o cronograma geral do projeto foi de um ano acadêmico, sendo que a fase de criação durou apenas 10 dias. Portanto, buscamos um layout simples, mas flexível, que pudesse ser transformado e ampliado ao longo do projeto. O segundo desafio foi trabalhar com uma área de construção restrita devido à localização do terreno ao lado de uma linha férrea. Além do recuo periférico básico de 6m, um recuo obrigatório de 30m da linha férrea definiu a ocupação no terreno de 3110 metros quadrados e delineou o perfil do projeto. Além disso, a limitada permissão de construção exigiu uma abordagem criativa para satisfazer os requisitos programáticos, ao mesmo tempo em que adere às leis locais.
Esse problema foi resolvido simplesmente dividindo o layout em duas alas, acadêmica e docente, e criando uma espinha externa no meio. A espinha central serve como uma área de transbordamento para as duas alas e forma o caminho primário de movimento, minimizando a necessidade de circulação construída e, portanto, o uso do índice. Para leste, a espinha se abre para o bloco existente, criando uma transição pedonal entre os dois blocos. Para o oeste, ela se abre para um espaço onde as árvores proliferam criando uma barreira verde entre a linha férrea e o campus.
A espinha é cortada por uma grande base de entrada que conecta as duas alas. Revestida com pedra Sadarahalli local, ela funciona como uma recepção formal para o bloco. A base abriga uma ponte metálica que conecta os andares superiores das duas alas. Esses espaços formam locais de interação externos e promovem um senso de comunidade. O último desafio foi atender aos requisitos programáticos estabelecidos pelo conselho de educação. O bloco acadêmico é ancorado nas extremidades por salas de aula inclinadas como um auditório. Salas de tutoria menores e um núcleo de circulação preenchem o centro. O layout segue o padrão em todos os andares. No entanto, as salas de aula do andar superior são projetadas com pisos planos, permitindo que sejam adaptadas a diferentes funções e configurações de móveis.
O bloco docente abriga 40 salas de funcionários independentes em dois andares para acomodar suas pesquisas e trabalhos. A sala do diretor e as salas de conferência estão situadas no térreo para facilitar o acesso. Todos os espaços são projetados para capturar o máximo de luz solar indireta e ventilação, evitando iluminação artificial e ar-condicionado durante a maior parte do dia. Ambos os blocos também são envoltos em tijolos provenientes da região próxima de Malur. Combinado com o posicionamento estratégico das janelas, essa segunda pele isolante otimiza ainda mais o resfriamento passivo e o conforto térmico interno. Os tijolos são projetados intermitentemente ao longo da fachada, criando um jogo de sombras ao longo do dia e adicionando dimensão à elevação, que de outra forma seria simples. A pele de tijolos permite que o volume se destaque na paisagem circundante sem ser um contraste severo com o verde. Um segundo andar está planejado para o futuro, juntamente com uma estrutura treliçada para abrigar a entrada do bloco.